O grupo pró-AGB seção local Juiz de Fora inicia sua organização em meados de Janeiro de 2009 com intuito principal de re-fundação de nossa até então extinta seção. Formado basicamente por ex-alunos, estudantes de graduação, professores, geógrafos e militantes do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Geografia da Universidade Federal Juiz de Fora, o referido grupo de reuniu-se em torno de uma necessidade que há anos era proeminente: a afirmação da geografia da cidade no contexto local, regional e nacional, frente sua importância histórica na participação do movimento de geografia do país.
Percebeu-se em tempo, a necessidade de dar prosseguimento ao processo de organização para além da universidade e dos cursos de geografia da cidade, elevando nossa participação em nível de geografia pelo país e re-inserindo a geografia de Juiz de Fora no contexto nacional.
Segundo Relatos do Prof. Ruy Moreira , fomos a primeira seção a sediar em 1980, uma RGC (Reunião de Gestão Coletiva) da AGB, o que representou um marco histórico na redemocratização e na abertura da participação política dos estudantes e profissionais de geografia diante do contexto de regime militar e elitização da academia, sobretudo na discussão sobre os novos rumos da Geografia Brasileira.
A AGB seção local de Juiz de Fora desenvolve seus interesses a partir de uma premissa fundamental: a da formação única e contra a fragmentação do currículo, não alijando o licenciado do bacharel em geografia. Outro aspecto importante de nossa praxis é a parceria com movimentos sociais urbanos, rurais e ambientais, buscando a visão da ação do geógrafo na totalidade, ou seja, na teoria e na prática cotidiana, construindo assim a idéia de profissional de geografia, para além do tecnicismo e cientificismo, garantindo nossa identidade-unidade de classe.