Nota de apoio à greve das trabalhadoras e trabalhadores em educação do Estado de Minas Gerais e da cidade de Juiz de Fora

11/03/2020 16:26

A Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Juiz de Fora – vem por meio desta declarar apoio aos movimentos grevistas das trabalhadoras e trabalhadores em educação do estado de Minas Gerais e da prefeitura de Juiz de Fora.

Em greve desde o dia 11 de fevereiro, as trabalhadoras mineiras e os trabalhadores mineiros denunciam o processo de desmonte da educação pública que vem sendo promovido pelo governo do estado, representado por Romeu Zema (Partido Novo). Manifestam-se contra a política mercadológica e privatista implementada pela secretaria de educação, que desde o ano passado, vem fechando e fundindo turmas, superlotando as salas de aula, dificultando o acesso da população à educação ao implementar um sistema de matrículas online. Exigem isonomia do governo que excluiu a maior parte das categorias de sua política remuneratória; pedem também que o governador cumpra a lei do piso do magistério nacional, valorizando o trabalho docente. Soma-se ao processo de precarização a reforma da previdência e o regime de recuperação fiscal, que serão propostos pelo governo em um horizonte próximo e irão significar perdas irreparáveis para o futuro de todo o funcionalismo público do estado.

Da mesma forma as professoras e os professores da Prefeitura de Juiz de Fora deflagraram greve no dia 11 de março, posicionando-se contra a implementação da nova carreira docente, que aumenta a carga horária dos professores e reduz os salários. Exigem a realização imediata de um novo concurso que valorize a categoria e mantenha o quadro de carreira vigente.

A AGB-JF coloca-se ao lado daqueles que defendem o direito à educação pública, gratuita e de qualidade e contra aqueles que a tratam como mercadoria, desvalorizam o trabalho docente e retiram direitos dos educadores. Por estas razões consideramos justas suas reinvindicações e apoiamos os movimentos de paralisação até que suas pautas sejam completamente atendidas.

 

Saudações Agebeanas,

Juiz de Fora, 11 de Março de 2020.

 

Voltar